domingo, 24 de janeiro de 2010

O ENEM E OS TEMAS DAS REDAÇÕES

A cada ano desde sua criação o ENEM traz questões relevantes do Brasil e do mundo para que os estudantes possam refletir, problematizar e argumentar. Expomos abaixo as temáticas presentes nos últimos anos. Esperamos que nossos alunos possam " ensaiar" suas produções de texto, possam " enfiar a mão nas gavetas do cérebro" e ver se encontram argumentos, para desenvolver as propostas. É interessante perceber também que para fazer um bom trabalho não bastam apenas as regras gramaticais e noções de coerencia e coesão, mas um conhecimento um pouco aprofundado de Ciências Humanas. Portanto, assim como os elementos da natureza são todos interligados a ciência também é única e as matérias escolares são apenas ramos do conhecimento.

( Metendo o dedo na hipófise - OBRA DO ALUNO DANIEL MATIAS - EXPOSTA NA I GEMARTE)

Eis os temas

1998 – “ Viver e aprender”

1999 – “ Cidadania e participação social”

2000 – “ Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional?”

2001 – “ Desenvolvimento e preservação: como conciliar os interesses em conflito?”

2002 - “O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?

2003 – “ A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?”

2004– Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?”

2005 – “O trabalho infantil na sociedade brasileira”.

2006 – “O poder de transformação da leitura”

2007 – “O desafio de se conviver com as diferenças”

2008 - A partir de um texto(ver prova) que focaliza a relevância da região amazônica para o meio ambiente e para a economia brasileira, e menciona a “máquina de chuva da Amazônia”. Suponha que, para manter essa “máquina de chuva” funcionando, tenham sido sugeridas as ações a seguir:

1. suspender completa e imediatamente o desmatamento na Amazônia, que permaneceria proibido até que fossem identificadas áreas onde se poderia explorar, de maneira sustentável, madeira de florestas nativas;

2. efetuar pagamentos a proprietários de terras para que deixem de desmatar a floresta, utilizando-se recursos financeiros internacionais;

3. aumentar a fiscalização e aplicar pesadas multas àqueles que promoverem desmatamentos não-autorizados.

Escolha uma dessas ações e, a seguir, redija um texto dissertativo, ressaltando as possibilidades e as limitações da ação escolhida.

2009 (Prova Fraudada) - Valorização do idoso – apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos.


Profº Henrique Gomes de Lima.


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