sábado, 13 de março de 2010

MEMBROS DO GEMA ANALISAM O CASO DO ESTALEIRO, NA PRAIA DO TITANZINHO

( 1ª Parada- Fomos recebidos por Pedro: jovem líder comunitário. O local acima é o antigo farol, construção centenária totalmente abandonada pelos governos)


Participantes do Curso de Formação Política que está sendo realizado no colégio, estiveram presentes em dois momentos muito significativos da cidade de Fortaleza. Foi uma vivência que muito acrescentou na formação cidadã de cada um. No grupo estavam alguns membros do GEMA.
Observe as imagens da aula de campo realizada na Praia do Titanzinho. Também estavam presentes o Profº Henrique Gomes e alunos do Curso de Ciências Sociais da UFC.

( Uma caminhada pelo espigão. Um dos vários monstrengos construídos no oceano, consequencia do imediatismo e da falta de planejamento)
O texto a seguir é uma produção de Erberson Rodrigues, aluno do 1º ano/turma A, manhã(aprovadíssimo para o 2º ano) da Escola Adauto Bezerra, membro do GEMA e participante do Curso.

Dia 02 de março, presenciei na câmara municipal a audiência sobre a construção de um estaleiro na praia do titanzinho. Por ser a primeira vez que ia a câmara não sabia muito bem o que esperar dessa audiência. Ao chegar era fácil perceber uma desordem dentro da câmara, muito barulho de ambas as partes, em maioria havia moradores do Serviluz, surfistas, pescadores e algumas pessoas que eram a favor da preservação da praia do titanzinho, do outro lado alguns moradores e lideranças que defendiam a implantação do projeto do estaleiro. Ao começar a audiência houve certo tumulto, já que pessoas contrárias e a favor do projeto não paravam de bater boca entre si, uma coisa que observei bem, foi a educação que os políticos tinham ao apresentar proposta e opiniões, não era difícil perceber que eles tem certa facilidade em mudar opiniões, principalmente de pessoas que não tem tanta formação política. Passavam varias pessoas pela bancada todos apresentando seus projetos, primeiro o governo que apresentou um vídeo sobre como vai ser o projeto do estaleiro dando como exemplo o estaleiro implantado em Pernambuco, logo depois a proposta do município de restaurar a orla da cidade incluindo a praia do titanzinho e o bairro Serviluz, depois uma pessoa representando a união falou que não havia sido entregue nenhum dos dois projetos pra o governo, até a hora que fiquei, foi apresentando opiniões de pessoas que moravam na comunidade sendo elas grandes figuras do bairro, nessa parte houve mais tumulto dentro da câmara, sendo quase impossível se estabelecer um ambiente onde haja um debate produtivo.

Na minha opinião o que era pra ser um debate onde se desenvolveria uma idéia sobre o que fazer para melhorar a situação dos moradores do Serviluz, acabou sendo só um bate boca entre pessoas que eram e que não eram a favor, uma pena, pois se estivesse lá somente quem realmente se interessa pelo assunto, não haveria o desperdício dessa oportunidade de debater um assunto tão importante. Eu mesmo escutei alguns moradores falando coisas como, “quando isso vai acabar, eu quero assistir malhação”,” Coisa mais chata”, por que eles estariam ali então? Será que alguém financiou pra eles estarem ali?. Ao visitar a praia do titanzinho e a comunidade do Serviluz, se percebe que lá é um lugar que foi esquecido pelas autoridades publicas, lá não há escola de ensino médio, a taxa de desemprego é alta e não há saneamento básico próximo da área da praia, eles precisam sim de empregos e de uma condição de vida melhor, mas o local tem um potencial turístico enorme, e se bem explorado irá trazer benefícios para o bairro sem mudar as características daquela área.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste Blog