A produção de conhecimentos e as manifestações culturais em todo o mundo incluem os quatro elementos nas suas tradições filosóficas, religiosas ou mitológicas. Em todas elas, as características essenciais desta energia têm sido idênticas, muito embora os nomes dados para a força primária e para o próprio elemento tenham variado.
Uma concepção semelhante dos elementos é encontrada nas escrituras sagradas da Índia e também na fase filosófica da medicina indiana ayurvédica. A filosofia chinesa e a acupuntura estão baseadas no conceito dos elementos. Os chineses falam de cinco elementos: madeira, fogo, terra, metal e água, que segundo eles incluem todos os elementos da natureza. A tradição ocidental geralmente não menciona o quinto elemento, o éter, uma vez que ele é realmente distinto dos outros e é a fonte dos outros quatro.
A antiga filosofia grega também estava baseada na doutrina dos elementos, que eram relacionados com as quatro faculdades do homem: moral (fogo), estética e alma (água), intelectual (ar), e física (terra).
A antiga filosofia grega também estava baseada na doutrina dos elementos, que eram relacionados com as quatro faculdades do homem: moral (fogo), estética e alma (água), intelectual (ar), e física (terra).
Em tempos onde o ser humano se distancia de suas raízes originais e acredita estar acima de todas as coisas; resgatar, ressignificar e refletir sobre a natureza é uma necessidade vital. Foi com essa idéia que a Escola Adauto Bezerra realizou nos dias 09 e 10 de setembro a 1ª Consciência – A feira de ciências do Adauto. Com o tema terra, fogo, água e ar: a ação humana precisa mudar, os estudantes apresentaram pesquisas mostrando como está a relação dos seres humanos com o planeta terra.
Foi uma importante atividade educativa onde os alunos tiveram a oportunidade de mostrar suas pesquisas para uma platéia e uma comissão avaliadora.
Ficou o aprendizado e a valorização para quem estudou e um pouco de vexame para quem não se dedicou.
E, infelizmente após as apresentações ficou também a sujeira deixada por alguns alunos que abandonaram pelas salas e corredores da escola os cartazes e as maquetes de isopor.
É, realmente a ação humana precisa mudar!!!
Professor Henrique Gomes de Lima.
A feira de ciências foi meio que desorganizada , não deram muito tempo pra nos nuns preparar .
ResponderExcluirMas e um prazer ter participado dessa feira de ciências no qual eu ouvia falar mesmo antes de estar estudando no Adauto Bezerra
Foi muito interessante, ter como experiência essa CONSCIÊNCIA... Além de podermos conhecermos cada vez mais o que está acontecendo com a natureza, vamos adquirindo conhecimento cada vez mais... Muito bom também pois com isso temos a oportunidade de mudarmos e ter mesmo a''conciência'' de não continuar a pesistir no mesmos erros, pois se a ação humana não mudar tudo irá se acabar!!!!
ResponderExcluir1°B- Manhã;