terça-feira, 5 de julho de 2011

O ENEM NÃO TIRA FÉRIAS NO ADAUTO

A ação do governo começou, ontem, em quatro escolas de Fortaleza. A ideia é aplicá-lo em 41 colégios da Capital.
 FOTO: JOSÉ LEOMAR
Clique para Ampliar
Projeto da Seduc será desenvolvido em 147 escolas estaduais e envolverá mais de 99 mil estudantes

Sala de aula lotada. Olhares atentos e lápis afiados para anotar as lições e dicas dos professores. O cenário comum durante o calendário letivo escolar, repete-se durante as férias para cerca de 99 mil alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio das escolas da rede estadual de ensino do Ceará. O período, que normalmente é de descanso, vira tempo de preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares em 137 escolas do Estado, sendo 41 somente em Fortaleza.

A ação faz parte do projeto "O Enem não tira férias", que começou ontem em quatro escolas da Capital e cujo objetivo é reforçar a aprendizagem dos estudantes, principalmente do 3º ano, que farão o concurso marcado para ser realizado em outubro. O projeto é uma ação da Secretaria da Educação do Estado (Seduc). Para participar da iniciativa, o aluno precisa está matriculado na rede estadual de ensino e caso sua instituição não desenvolva o projeto, poderá se inscrever no colégio mais próximo.

Na Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, em Fortaleza, há dois anos acontece ação semelhante, com o projeto "A Um Passo da Universidade". "O colégio já tem tradição com uma linha crescente de aprovação no vestibular. O projeto acontecia em períodos menores das férias, mas com o retorno positivo dos alunos e o apoio da Seduc, resolvemos ampliar para o mês inteiro", explica Humberto Mendes, diretor da instituição.

Para ele, a iniciativa ajuda a resgatar a credibilidade do ensino público. "Ações como essa mostram à sociedade que existem profissionais sérios que estão fazendo um trabalho comprometido com a educação desses alunos. Esse é um meio de resgatar a credibilidade das escolas públicas", destaca.

De acordo com o diretor, há cinco anos, apenas 10% dos estudantes das instituições públicas de ensino acreditavam que poderiam ser bem sucedidos no vestibular. Hoje, após iniciativas como o projeto desenvolvido na Adauto Bezerra, esse percentual passou para 90%. "Este quadro é importante porque revela a motivação dos alunos. Sem estímulo não se chega a lugar nenhum", ressalta.

Preparação

É mantendo a motivação dos estudantes que a escola espera que cerca de 200 alunos frequentem as aulas do intensivo durante o período de férias. "Para quem quer garantir sua vaga em uma faculdade, não pode passar um mês sem estudar. Perde o ritmo de estudo enquanto os concorrentes estão se preparando", diz Humberto Mendes.

Além dos estudantes do 3º ano, o projeto envolve alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio. Lucas Araújo, 16, estudante da Escola Adauto Bezerra, só prestará o exame no ano que vem, mas já se prepara para garantir sua vaga em uma faculdade de Química. Por conta disso, ele resolveu participar das aulas nas férias.

"Quero manter um ritmo de estudo, além de acumular conhecimento que me dê uma maior base para fazer a prova em 2012. Tenho o objetivo de passar e acredito que esse seja o caminho", conta.

As aulas do "O Enem não tira férias" tiveram início nas escolas estaduais Adauto Bezerra, Justiniano de Serpa, César Cals e Aldaci Barbosa.

O acompanhamento da ação será realizado pelas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), nas instituições do Interior, e pela Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), na Capital.

REGINA PAZ
ESPECIAL PARA CIDADE
Publicado em 05 de julho de 2011.
P.S.
- O que move os jovens?
   Os sonhos.
- O que qualifica uma aula?
   Os sonhos, a competencia e o empenho dos professores.
- O que é necessário aos professores?
   Respeito por parte dos governantes. (H.G.L.) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste Blog