quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Debate Sobre a polêmica do livro adotado pelo MEC


Esse vídeo traz um debate na TV Unifor entre os professores José Breves Filho, Jefrei Almeida Rocha e Batista de Lima sobre a polêmica em torno do livro "Por uma vida melhor".



ENTENDENDO O FATO
O livro  "Por uma vida melhor" causou polêmica, porque tem frases com "erro" de concordância em uma lição que apresenta a diferença da norma culta e a falada. No texto, a autora da obra defende que os alunos podem falar de “jeito errado”, mas devem atentar para o uso da norma culta, cujas regras precisam ser dominadas.
ArgumentosDe acordo com o procurador da República no Distrito Federal Peterson de Paula Pereira, “não há elementos plausíveis indicativos de que o livro ‘ Por uma vida melhor’ esteja a propagar o ensino errado da língua portuguesa”.
Cerca de 484 mil exemplares da obra foram distribuídos. Desde o início da polêmica, o MEC se negou a recolher o material, sob o argumento de que eles não estavam incorretos, mas apresentam o debate sobre as variações linguísticas.
CríticasA Academia Brasileira de Letras (ABL) condenou a posição da autora e criticou o MEC por defender o livro. Por conta da polêmica, o ministro Fernando Haddad foi convocado ao Senado Federal, para explicar a questão, onde foi criticado pela oposição.
DefesaNo pedido de arquivamento do caso, ele defende que a discussão sobre a obra na mídia transmitiu “a ideia de que o livro pudesse ensinar a Língua Portuguesa de modo errado aos estudantes, quando, na verdade, o MEC propôs à sociedade a introdução e reflexão acerca da linguística”.
O procurador argumentou que “o estudo do comportamento da língua, pelo contrário, reafirma o papel social do Estado em fomentar o respeito à dignidade da pessoa humana e afastar preconceitos, entre os quais o linguístico, que, como comprovado pelas recentes publicações jornalísticas, infelizmente ainda existe no nosso meio”.
Com informações da Agência Brasil

Um comentário:

  1. Olá!
    Estamos passando aqui para parabenizar o blog do Adauto, e avisar a vocês que o blog foi colocado em nossa lista de indicações para os nossos alunos!

    Parabéns pelo Blog!
    www.paulobenevides.vai.la

    ResponderExcluir

Pesquisar neste Blog