CONHEÇA AS ATIVIDADES
VI SABI 2011 – BRASIL NUNCA MAIS, A Exumação da Ditadura.
01. Cultura, contracultura e Censura.
Objetivo: Mostrar os hábitos, as práticas, as vivências e as ideologias que eram pregadas, seguidas ou não pela sociedade durante esse período histórico. Explorar ainda como essas práticas eram usadas para o controle ideológico da população, os movimentos contrários e as práticas de censura por parte do Estado.
Sugestões: Festival da música popular brasileira, Cinema Novo, Teatro Opinião, Teatro Absurdo, Música engajada (de protesto) e não-engajada, Imprensa alternativa.
02. Processo histórico e político.
Objetivo: Pesquisar, compreender e mostrar os principais fatos e acontecimentos históricos que marcaram o período.
Sugestões: Bipartidarismo, Guerrilha do Araguaia, Governos Jânio Quadros, João Goulart, Militares (até João Figueiredo), AI-05, Fechamento do Congresso Nacional, Ligas camponesas, ...
03. Economia na Ditatura Militar:
Objetivo: Expor e contextualizar como os governos militares trataram o Brasil no que se refere às suas riquezas. As estratégias para a condução da economia.
Sugestões: Milagre econômico, dívida externa, recessão, Estatais, Reserva de mercado, distribuição de renda, questões agrárias, indústria, ...
04. Brasil Nunca Mais.
Objetivo: Expor esta importante iniciativa feita durante a ditadura militar e contextualizar como ocorreu e a relevância para a população brasileira.
Sugestões: Torturas, órgãos de repressão: DOPS, DPPS, Cenimar, CIE, SNI, o apoio Norte-Americano, Comissão da Verdade, Caso Herzog, Zuzu Angel, ....
05. Movimento Estudantil.
Objetivo: Mostrar como os estudantes enfrentaram o período da Ditadura do Brasil. As organizações estudantis e as estratégias de ação.
Sugestões: Batalha da Mackenzie, UNE, UBES, Congresso de Ibiúna, Centro Populares de Cultura (CPC), MR-8, ALN (Ação de Libertação Nacional) e a VAR-Palmares (Vanguarda Armada Revolucionária).
06. Redemocratização.
Objetivo: Expor como se deu o processo de redemocratização do Brasil. Contextualizar os fatos e acontecimentos que culminaram com o final da ditadura.
Sugestões: Anistia, Diretas Já, Atentado Riocentro, eleição e morte de Tancredo Neves, posse de José Sarney, Collor de Melo e o Impeachment, movimento dos Caras Pintadas, Efervescência Cultural, Multipartidarismo, MST
07. Movimentos Alternativos.
Objetivo: Expor as ações e as iniciativas tanto no Brasil quanto no exterior de movimentos artísticos, políticos e ideológicos que procuravam enfrentar e contrapor a situação dominante.
Sugestões: Movimento Hippie, festival de Woodstock, Black Power, movimento dos direitos civis nos EUA (Martin Luter King e Malcon X), Teologia da Libertação, CEBs,
Objetivo: Mostrar que igual ao Brasil, em outros países também ocorreu processos ditatoriais violentos e trouxeram grandes ensinamentos para a humanidade.
09. Os Cearenses e Ditadura Militar.
Objetivo: Divulgar, valorizar a memória e reconhecer a importância da luta e da participação de ilustres cearenses na luta contra a ditadura infelizmente também os apoiadores
Sugestões: Dom Helder Câmara, Frei Tito, Bergson, Chico Passeata, Helena Concentração, Castro, Chico Lopes, Rosa da Fonseca, os três coronéis (Adauto Bezerra, Cesar Cals e Virgílio Távora), Castelo Branco, Armando Falcão, ...
Metodologia e desenvolvimento das atividades
ATIVIDADES
Ativ. 01: Musicas (10 a 15 integrantes) – execução ao vivo de três músicas que retratem a temática as SABI. Antes uma contextualização deve ser feita.
Sugestões: Chico Buarque (Cálice, Construção, Acorda amor, Apesar de você), Geraldo Vandré (Para não dizer que falei das flores, Disparada, interpretada por Jair Rodrigues, Aroeira, ) Caetano Veloso ( Alegria, alegria,), Raul Seixas (Sociedade alternativa,) Ivanildo Vila Nova (Nordeste independente,) Cazuza (Ideologia, Brasil,), Elis Regina (O bêbado e o equilibrista, ), Belchior (Como nossos pais,), Ney Matogrosso ( América do Sul de Paulo Machado), Legião Urbana ( Geração coca-cola,), Titãs ( Aluga-se,), Ultraje a Rigor ( Inútil,), Roberto Carlos ( Quero que vá tudo pro inferno,) Geraldo Azevedo Canção da despedida), Caetano Veloso ( É proibido proibir)
Local: Quadra
Ativ. 02: Pesquisa e exposição oral* da temática da equipe em Power Point
(05 integrantes).
Local: Auditório
Ativ. 03: Montagem de um stand e banner* sobre a temática da equipe. (05 integrantes).
Local: Exposição na Quadra
Observação: As duas apresentações podem ter o mesmo conteúdo, mas devem obrigatoriamente serão feitas por alunos diferentes.
Ativ. 04: Dança (10 a 15 integrantes): Estilo livre interpretando a temática. A dança pode ser autoral ou uma reprodução existente.
Local: Quadra
Ativ. 05: Teatro: Peça que retrate um momento vivido na época da ditadura.
(10 a 15 integrantes):
Local: Quadra
Ativ. 06: Elaborar um texto autoral* (02 integrantes), acompanhado com imagens ou vídeos para ser postado no site da escola. Uma cópia impressa do texto e a postagem deve ser feita e entregue à comissão organizadora impreterivelmente até um dia antes ao início da SABI, caso contrário a equipe não pontuará.
Local: Blog da Escola
Ativ. 07: História Viva:
- Testemunha da história (02 integrantes): uma pessoa que tenha vivenciado e que lembre do período da ditadura militar no Brasil. Um estudante para apresentar.
- Artefato da época (02 integrantes) que de alguma forma esteja relacionado a temática da SABI.
- Quem te viu, quem te vê (02 integrantes): dois estudantes devem apresentar personalidades ainda presentes na atualidade e tiveram participação efetiva durante o período e fazer o contra ponto ponte entre o passado e o presente. Sugestão de nomes: Lula, Dilma, José Serra, José Dirceu, Fernando Henrique Cardoso, Aldo Rebelo, Lindenberg Farias, Ciro Gomes, Collor, Tasso, Rosa da Fonseca, Profª Ana Maria ( do Adauto), Dom Evaristo Arns, José Sarney, Profº Felipe Monteiro ( do Adauto), dentre outros... Trazer impressa uma imagem da pessoa.
Local: Quadra
Ativ. 08: Desfile de um (a) aluno (a) (05 integrantes) caracterizando um personagem histórico do período. Um segundo estudante faz comentários sobre a pessoa retratada.
Sugestão: Castelo Branco, Caetano Veloso, Glauber Rocha, Dom Helder, Carlos Mariguela, Lamarca, Fidel Castro, Lula, Dilma Rousseff, Rosa da Fonseca, Frei Tito, General Medici, Gilberto Gil, Sócrates, Wilson Simonal, Paulo Freire, Henfil, Betinho, Raul Seixas, Leonel Brizola, Che Guevara, James Joplin, Mercedes Sosa, Ney Matogrosso
Local: Quadra
Ativ. 09: Artes Visuais/plásticas (03 integrantes)– produzir um quadro usando pintura ou colagem ou ainda organizar uma instalação retratando a temática da equipe. Caso opte por pintura esta deve ser em óleo sobre tela com tamanho mínimo de 30cm X 50cm e máximo de 1m². Caso colagem, qualquer material desde que não seja tóxico pode ser utilizado, respeitando também as dimensões já citadas. Se for uma instalação, a mesma deverá ser montada no dia anterior, e o projeto deve ser mostrado com 10 dias de antecedência a comissão organizadora.
Local: Exposição na Quadra
Ativ. 10: Sabatina/Quiz (02 integrantes) – Cada equipe deve escolher dois membros para participar do jogo de perguntas e respostas. Os participantes não podem estar nas equipes do stand, da apresentação em Power Point nem do texto.
Local: Quadra
Ativ. 11: Apresentar um (a) Ex- aluno (a) (02 integrantes) da escola que seja universitário ou um profissional com formação universitária já formado que tenha estudado na escola.
Local: Quadra
Ativ. 12: Equipe de Cenário (10 a 15 integrantes): Suporte
Apresentações coletivas: todas as equipes no mesmo horário.
A Atividade 06 deverá ser postada no BLOG da Escola até o dia 13/03.
Nenhum comentário:
Postar um comentário