sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

SEMANA CONSCIÊNCIA NEGRA ADAUTO BEZERRA – SENAB


SEMANA CONSCIÊNCIA NEGRA ADAUTO BEZERRA – SENAB


A lei 10.639/03 institui que o calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’ e torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. A data de 20 de novembro foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

A Semana da Consciência Negra Adauto Bezerra (SENAB) ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2012, nos turnos manhã e tarde. A cerimônia de abertura contou com a presença do Núcleo Gestor, Professores/as, Convidados/as, e Alunos/as. A programação apresentou mostra de: vídeo, debate, depoimento, música, desfile, apresentação performática, dança, vídeo, cortejo de maracatu, banner e trabalhos de pesquisa.

A efetivação dos trabalhos ficou sob a responsabilidade da Coordenação de Ciências Humanas (Profa. Marilene Banhos). Colaboraram com a atividade professores/as das disciplinas de Sociologia, História, Filosofia, Artes, Geografia, Biologia e o núcleo gestor da escola.

A SENAB apresentou os seguintes objetivos:
 • Garantir a efetivação da Lei 10.639/03 no cotidiano escolar.
 • Implementar mecanismos de combate ao preconceito, racismo e a discriminação no interior da unidade escolar.

PROGRAMAÇÃO SENAB
27 de novembro|terça-feira – Auditório AB.
MANHÃ
Abertura/Exibição do curta-metragem “Pode me chamar de Nadí”, vencedor do VI Edital Ceará de Cinema e Vídeo, e premiado com melhor desempenho para atriz infantil na 36ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia/2009. Cineasta Emerson de Oliveira Cardoso (Déo Cardoso). Depoimentos de Cândida Cá e Ludmila da Cunha – Estudantes africanas de Guiné Bissau, graduandas em Serviço Social, residindo em Fortaleza. Debate.
Coordenação dos trabalhos: Profa. Marilene Banhos (Sociologia) e Profa. Ana Maria Afonso (História). 

TARDE
Abertura/Exibição do curta-metragem “Pode me chamar de Nadí”. Depoimento de Emerson de Oliveira Cardoso (Déo Cardoso), cineasta, natural de Madison, estado de Wisconsin (EUA), naturalizado brasileiro, residindo em Fortaleza.
Coordenação dos trabalhos: Profa. Marilene Banhos (Sociologia) e Profa. Ana Karina Rocha (História).

28 de novembro/quarta-feira – Intervalo prolongado – Pátio interno

MANHÃ
Montagem do Cantinho Consciência Negra, desfile, apresentação de trabalhos de pesquisa e banner. (Coordenação da Profa. Marilene Banhos).

TARDE
Música temática – apresentações individuais (Coordenação da Profa. Marilene Banhos). Apresentação performática com o Grupo Cirdante. Integrantes: Gil Rodriguês, Nathane Freire, Thiago Alper e Thiago Batista. (Coordenação da Profa. Nathane Freire – Biologia).

29 de novembro/quinta-feira – Intervalo prolongado – Pátio interno

MANHÃ
Música temática - apresentação em grupo (Coordenação da Profa. Marilene Banhos).

TARDE
Cortejo de Maracatu (Coordenação da Profa. Otávia Marreiros – Artes). Dança e desfile (Coordenação da Profa. Ana Karina Rocha – História).

Para saber mais sobre a lei 10.639/03 consulte http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste Blog