Temas (22/02):
05. Luiz Gonzaga e a fé:
Objetivo:
Exemplificar quais os
costumes e/ou práticas religiosas estão contextualizadas em sua obra e mostrar
ainda como tais composições criam simbologias e sentimentos de identidade e de
pertencimento.
06. Luiz Gonzaga e os movimentos
sociais/política:
Objetivo:
Pesquisar e
identificar as composições que questionam o poder vigente e denuncia o
sofrimento da população e faz sugestão de mudança.
07. Luiz Gonzaga e o amor:
Objetivo:
A forma como homens e
mulheres se enamoram, os “amancebos” os “chamegos” os “ajuntamentos” sempre
está presente nas composições. Explorar como essas relações são descritas. São
sectárias, sexistas, reproduzem a relação de domínio ou são inocentes e sem
caricaturas?
08. Luiz Gonzaga e o folclore:
Objetivo: Procurar identificar, enumerar e
contextualizar as manifestações folclóricas descritas. Explicar a importância
da música de Luiz Gonzaga para a preservação dessas práticas folclóricas.
09. Luiz Gonzaga e a seca:
Objetivo:
Investigar,
contextualizar e mostrar como o fenômeno seca é descrito. Quais os elementos e
situações mostrados. Quais secas históricas são descritas. Como se comportam os
governos as situações de sofrimento do povo.
10. Luiz Gonzaga e o humor:
Objetivo:
Identificar na obra
como o artista usava as composições de forma criativa para contas “causos” de
forma engraçada e divertida. Brincadeiras e até termos de duplo sentido, mas
que não tem teor chulo ou desrespeitoso.
Um banho de criatividade, estudo, conhecimento, crescimento e respeito.
ResponderExcluir- Ao ver as imagens e os comentários pelos corredores da escola não tenho dúvidas, a Escola Adauto Bezerra fez história de novo.
- Não estive materialmente presente, mas minha aura, alma e espírito estavam com vocês. Sinto-me honradamente feliz por ter ajudado a construir este grande evento.
Sentirei saudades, já que estou saindo da escola.
Grande abraço e até um dia: - Henrique Gomes de Lima.