

PROJETO DE PORTUGUÊS E INFORMÁTICA
PROJETO: Blog Literário – Das Origens ao Arcadismo
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Professores da 1ª série do Ensino Médio de Literatura e o regente do Laboratório de informática
Duração do projeto: 03 meses
Público Alvo: Alunos dos primeiros anos do ensino médio
A utilização dos novos meios de comunicação requer um novo perfil tanto por parte do aluno como por parte do docente, este contexto exige múltiplos saberes, pois novas possibilidades sugiram e surgirão com os ambientes virtuais de aprendizagem. Pensar em novas competências que dizem respeito a novas formas de aprender, de ler, de pesquisar, de interagir e de se comunicar, é pensar em um novo perfil para o aluno. Em nossa sociedade cada vez mais envolvida em sua “cibercultura”, devemos refletir sobre a multiplicidade de idiomas que nos cerca e que exige também competências tecnológicas.
Somar essas novas tecnologias com os conteúdos do currículo de nossas escolas parece um desafio a ser vencido. Como exemplo, temos o estudo literário de escolas “arcaicas”. Tantas vezes vistos como uma literatura distanciada da realidade de nossos jovens, períodos literários como o Trovadorismo, como o Humanismo, ou ainda o Classicismo, podem ser mais atraentes de serem estudados em confluência com as novas tecnologias.
A partir da leitura e da seleção de textos das escolas literárias estudadas pelos alunos dos primeiros anos do ensino médio será construído um “blog” literário com resenhas dos próprios alunos sobre os textos selecionados. Permitindo assim, além do estudo crítico de autores e obras e da produção de textos, esse projeto possibilitara ao educando familiarizar-se com as novas tecnologias.
Primeira Parte
1ª Etapa – A turma deverá ser dividida em grupos e com tarefas rateadas entre os membros de cada grupo, sendo responsáveis pela:
- pesquisa de textos;
- levantamento biográfico de autores;
- leitura e seleção de textos;
- análise literária dos textos escolhidos;
- produção de resenhas sobre os textos selecionados por parte do grupo.
Obs: todos os membros de cada grupo devem fazer a pesquisa e a seleção do material, a estruturação e a redação dos itens.
2ª Etapa – após a seleção será realizada a escolha dos melhores textos e resenhas para postagem e construção do “blog”.
3ª Etapa – todos devem fazer a revisão final desta parte do “blog”.
Laboratório de Informática
Biblioteca da escola.
Livro didático
Revistas literárias
Coordenação de Linguagens e Códigos
Professores de Língua Portuguesa
Informações: professor Jefrei Rocha
Simulado de Geografia e Matemática
Gabarito Manhã
1 – E | 2 – C | 3 – D | 4 – B |
5 – D | 6 – A | 7 – D | 8 – B |
9 – C | 10 – D | 11 – E | 12 – A |
13 - B | 14 - C | 15 - A | 16 - C |
Simulado de Geografia e Matemática
Gabarito Tarde
1 - E | 2 - C | 3 - D | 4 - B |
5 - D | 6 - A | 7 - D | 8 - B |
9 – C | 10 – D | 11 – E | 12 - A |
13 - B | 14 - C | 15 – E | 16 - A |
Gabarito do Simulado realizado dia 18 de setembro de 2009
Língua Portuguesa
01 C | 02 C | 03 E | 04 B |
05 C | 06 A | 07 B | 08 C |
09 E | 10 B | 11 E | 12 E |
Língua Espanhola
13 E | 14 A | 15 B | 16 E | 17 C | 18 B |
Língua Francesa
13 C | 14 D | 15 A | 16 C | 17 E | 18 B |
Língua Inglesa - Manhã
13 A | 14 E | 15 B | 16 C | 17 D | 18 A |
Língua Inglesa - Tarde
13 D | 14 C | 15 A | 16 B | 17 D | 18 B |
EDITAL 01/2009
I. APRESENTAÇÃO.
O Grupo de Estudos do Meio Ambiente – GEMA, entidade de caráter científico e cultural, vinculada a Escola Governador Adauto Bezerra, imbuída de seus objetivos e concepções, publica edital que ora, faz as recomendações e orientações para a realização da I MOSTRA GEMARTE – MOSTRA GEMA DE ARTE.
II. PÚBLICO ALVO.
Estudantes regularmente matriculados na Escola Gov. Adauto Bezerra e servidores.
III. OBJETIVOS.
Ø Sensibilizar os estudantes para o desenvolvimento de uma cultura do olhar, do sentir e da percepção ambiental;
Ø Promover um processo de reflexão buscando mudanças atitudinais;
Ø Legitimar o protagonismo juvenil;
Ø Promover interação entre a comunidade escolar.
IV. REGULAMENTO.
01. Trabalho Gráfico – O participante deverá produzir, individualmente, um trabalho gráfico em superfície plana, criativo de e pertinência sobre as temáticas da mostra. Qualquer técnica de arte poderá ser utilizada (tinta, lápis de cor, pastel, giz de cera, carvão,colagens, etc).
02. Trabalho Escrito – Opcional. O participante deverá elaborar um texto em qualquer estilo literário, de boa argumentação e de pertinência sobre o tema da mostra.
V. TEMA, INSCRIÇÃO E DATAS.
Linhas temáticas:
1. O olho que observa o mundo, vê o quê?
2. Toda ação corresponde a uma reação.
3. O mundo e suas infinitas faces.
4. Por trás da realidade.
5. Além do óbvio ululante que pulula nas sinapses antrópicas.
6. Olhos de ressaca.
7. Metendo o dedo na hipófise.
8. Gozo cognitivo.
9. Arrancando a casca da ferida.
10. Incomodando a (des)ordem estabelecida.
11. Metamorfose Ambulante.
Inscrição: hoje, logo, agora. Procurar qualquer representante do Gema, os coordenadores do grupo e demais professores do colégio.
Entrega dos trabalhos: até a segunda semana de novembro.
Data da mostra: última semana de novembro de 2009.
VI. DISPOSIÇÕES FINAIS.
A comissão organizadora será responsável pela montagem da exposição. Os materiais produzidos serão divulgados nos meios de comunicação da escola e onde mais for possível. Os casos não explicados neste edital podem ser esclarecidos pela comissão organizadora.
Fortaleza, 14 de setembro 2009.
COMISSÃO ORGANIZADORA
Grupo de Estudos do Meio Ambiente – GEMA
Coordenação Escolar
Coordenação da Área de Ciências Humanas.