segunda-feira, 28 de setembro de 2009


Alguém sabe quando e o que foi isso? Tanta gente no auditório da escola, tão apertado que parecia "sardinha em lata"(rsrsrs)

Foi um momento maravilhoso, gostoso e de muita vibração.

Foi um momento mágico e repleto de energia positiva.

Foi um momento em que todos puderam sentir a garra e a força dos nossos jovens.

Foi um momento em que todos sentiram-se revigorados e prontos para lutar pelos sonhos.

Esse momento aconteceu no último sábado, 26 de setembro
de 2009, aula de preparação para o Enem com o professor Jefrei Rocha e uma palestra com o Psicólogo Marco Aurélio.

Parabéns a todos por mais essa demonstração de garra.

Não esqueçam que a Semana Temática do Enem já começou. Aproveitem!


E sexta-feira será inesquecível. Participem!


"A certeza da conquista vem do esforço e do compromisso de cada um."



Leia mais...

PROJETO DE PORTUGUÊS E INFORMÁTICA

PROJETO: Blog Literário – Das Origens ao Arcadismo

PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Professores da 1ª série do Ensino Médio de Literatura e o regente do Laboratório de informática

Duração do projeto: 03 meses

Público Alvo: Alunos dos primeiros anos do ensino médio

Síntese da Proposta e Objetivos:

A utilização dos novos meios de comunicação requer um novo perfil tanto por parte do aluno como por parte do docente, este contexto exige múltiplos saberes, pois novas possibilidades sugiram e surgirão com os ambientes virtuais de aprendizagem. Pensar em novas competências que dizem respeito a novas formas de aprender, de ler, de pesquisar, de interagir e de se comunicar, é pensar em um novo perfil para o aluno. Em nossa sociedade cada vez mais envolvida em sua “cibercultura”, devemos refletir sobre a multiplicidade de idiomas que nos cerca e que exige também competências tecnológicas.

Somar essas novas tecnologias com os conteúdos do currículo de nossas escolas parece um desafio a ser vencido. Como exemplo, temos o estudo literário de escolas “arcaicas”. Tantas vezes vistos como uma literatura distanciada da realidade de nossos jovens, períodos literários como o Trovadorismo, como o Humanismo, ou ainda o Classicismo, podem ser mais atraentes de serem estudados em confluência com as novas tecnologias.

A partir da leitura e da seleção de textos das escolas literárias estudadas pelos alunos dos primeiros anos do ensino médio será construído um “blog” literário com resenhas dos próprios alunos sobre os textos selecionados. Permitindo assim, além do estudo crítico de autores e obras e da produção de textos, esse projeto possibilitara ao educando familiarizar-se com as novas tecnologias.

Primeira Parte

1ª Etapa – A turma deverá ser dividida em grupos e com tarefas rateadas entre os membros de cada grupo, sendo responsáveis pela:

- pesquisa de textos;

- levantamento biográfico de autores;

- leitura e seleção de textos;

- análise literária dos textos escolhidos;

- produção de resenhas sobre os textos selecionados por parte do grupo.

Obs: todos os membros de cada grupo devem fazer a pesquisa e a seleção do material, a estruturação e a redação dos itens.

2ª Etapa – após a seleção será realizada a escolha dos melhores textos e resenhas para postagem e construção do “blog”.

3ª Etapa – todos devem fazer a revisão final desta parte do “blog”.

Recursos e espaços utilizados:

Laboratório de Informática

Biblioteca da escola.

Livro didático

Revistas literárias

Coordenação de Linguagens e Códigos

Professores de Língua Portuguesa

Informações: professor Jefrei Rocha

Leia mais...

domingo, 27 de setembro de 2009

Simulado de Geografia e Matemática

Gabarito Manhã

1 – E

2 – C

3 – D

4 – B

5 – D

6 – A

7 – D

8 – B

9 – C

10 – D

11 – E

12 – A

13 - B

14 - C

15 - A

16 - C

Simulado de Geografia e Matemática

Gabarito Tarde

1 - E

2 - C

3 - D

4 - B

5 - D

6 - A

7 - D

8 - B

9 – C

10 – D

11 – E

12 - A

13 - B

14 - C

15 – E

16 - A


Leia mais...

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Gabarito do Simulado realizado dia 18 de setembro de 2009

Língua Portuguesa

01

C

02

C

03

E

04

B

05

C

06

A

07

B

08

C

09

E

10

B

11

E

12

E

Língua Espanhola

13

E

14

A

15

B

16

E

17

C

18

B

Língua Francesa

13

C

14

D

15

A

16

C

17

E

18

B

Língua Inglesa - Manhã

13

A

14

E

15

B

16

C

17

D

18

A

Língua Inglesa - Tarde

13

D

14

C

15

A

16

B

17

D

18

B

Leia mais...

domingo, 20 de setembro de 2009

O ADAUTO BEZERRA SEDIA A II AMOSTRA DE CIÊNCIAS E CULTURA

Nesta segunda-feira(21)nossa escola sedia a II Amostra de Ciências e Cultura promovida pela SEFOR (Superintendência das Escolas Estaduas de Fortaleza). Na ocasião, serão apresentados 23 trabalhos produzidos nas escolas da 3ª e 4ª região. É uma honra dividir um momento tão importante e significtivo com as demais escolas públicas que como nós, prima por uma educação pública de qualidade.
Nossa escola claro, também participará com duas iniciativas. A primeira é o resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido em parceria com alunos de Biologia da UFC, que produziu " receitas caseiras para o combate ao mosquito Aedes aegipty, transmissor da Dengue" e o segundo é um grupo de estudos (GEMA - Grupo de Estudos do Meio Ambiente) criado na escola para desenvolver projetos e pesquisas na área de Educação Ambiental.
Leia mais...

domingo, 13 de setembro de 2009

I GEMARTE - VAMOS MOSTRAR DO QUE SOMOS CAPAZES!!!

EDITAL 01/2009

I. APRESENTAÇÃO.


O Grupo de Estudos do Meio Ambiente – GEMA, entidade de caráter científico e cultural, vinculada a Escola Governador Adauto Bezerra, imbuída de seus objetivos e concepções, publica edital que ora, faz as recomendações e orientações para a realização da I MOSTRA GEMARTE – MOSTRA GEMA DE ARTE.


II. PÚBLICO ALVO.


Estudantes regularmente matriculados na Escola Gov. Adauto Bezerra e servidores.


III. OBJETIVOS.


Ø Sensibilizar os estudantes para o desenvolvimento de uma cultura do olhar, do sentir e da percepção ambiental;

Ø Promover um processo de reflexão buscando mudanças atitudinais;

Ø Legitimar o protagonismo juvenil;

Ø Promover interação entre a comunidade escolar.


IV. REGULAMENTO.


01. Trabalho Gráfico – O participante deverá produzir, individualmente, um trabalho gráfico em superfície plana, criativo de e pertinência sobre as temáticas da mostra. Qualquer técnica de arte poderá ser utilizada (tinta, lápis de cor, pastel, giz de cera, carvão,colagens, etc).

  • Em virtude da concepção ideológica da proposta, recomenda-se o uso de material alternativo, como por exemplo o verso de qualquer tipo de papel já utilizado: cartolinas e cartazes de propaganda, jornais, papelão, plástico, restos de madeira e qualquer outra coisa, desde que seja reproveitado.
  • Não há limite mínimo nem máximo para o tamanho do trabalho.
  • Primando pela originalidade e por iguais condições, recomenda-se que não sejam utilizados recursos tecnológicos, como computação gráfica, por exemplo. Evitar também o uso de logomarcas governamentais e logomarcas publicitárias a não ser que estejam sobre a forma de charges. Em virtude da proposta e também do ambiente escolar, não serão aceitos trabalhos de natureza apelativa, ou seja, desenhos, imagens e composições que agridam moral e/ou eticamente qualquer indivíduo ou instituição
  • Não há limites de quantidade de trabalhos por cada participante.
  • Não há limites para a imaginação.

02. Trabalho Escrito – Opcional. O participante deverá elaborar um texto em qualquer estilo literário, de boa argumentação e de pertinência sobre o tema da mostra.

  • Trabalhos digitados devem ter entre 15 e 30 linhas e trabalhos escritos à mão deverão ter entre 20 e 40 linhas, incluindo a seguinte estrutura: introdução, desenvolvimento livre e considerações finais.

V. TEMA, INSCRIÇÃO E DATAS.


Linhas temáticas:

1. O olho que observa o mundo, vê o quê?

2. Toda ação corresponde a uma reação.

3. O mundo e suas infinitas faces.

4. Por trás da realidade.

5. Além do óbvio ululante que pulula nas sinapses antrópicas.

6. Olhos de ressaca.

7. Metendo o dedo na hipófise.

8. Gozo cognitivo.

9. Arrancando a casca da ferida.

10. Incomodando a (des)ordem estabelecida.

11. Metamorfose Ambulante.


Inscrição: hoje, logo, agora. Procurar qualquer representante do Gema, os coordenadores do grupo e demais professores do colégio.


Entrega dos trabalhos: até a segunda semana de novembro.

Data da mostra: última semana de novembro de 2009.


VI. DISPOSIÇÕES FINAIS.



A comissão organizadora será responsável pela montagem da exposição. Os materiais produzidos serão divulgados nos meios de comunicação da escola e onde mais for possível. Os casos não explicados neste edital podem ser esclarecidos pela comissão organizadora.


Fortaleza, 14 de setembro 2009.


COMISSÃO ORGANIZADORA


Grupo de Estudos do Meio Ambiente – GEMA

Coordenação Escolar

Coordenação da Área de Ciências Humanas.


Leia mais...

Pesquisar neste Blog