terça-feira, 29 de março de 2011

Pesquisa na Escola Básica é possível!

Amostra de Ciência e Cultura promovida pela SEDUC/SEFOR.
Em 2009 nossa escola participou com 02 projetos de pesquisa. Em 2010 participamos com 07 projetos. Graças ao envolvimento dos estudantes e ao incentivo e apoio da escola, estamos de maneira simples mas,com muito responsabilidade iniciando nossos estudantes do mundo da pesquisa científica. Acreditamos e defendemos que é na Educação Básica onde devem ser aplicados todas as forças e todos os recursos. É por isso que acolhemos com muita satisfação a chegada de 18 bolsas de estudo para nossos alunos. 
Exatamente; 18 bolsas financiadas pelo CNPQ-Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Esta agencia de financiamento só atuava no mundo universitário. É louvável esse investimento na escola básica. É uma ajuda de custo simbólica  no valor de R$ 100,00, mas, de grande importancia para que o estudante possa ficar na escola e dedicar-se a outras atividades além da sala de aula.
Foram contemplados os estudantes que já estavam envolvidos com o trabalho na escola, independente de bolsa. Esses alunos estão desenvolvendo estudos nas áreas de Ciências Humanas, Educação Ambiental, Ciências da Natureza e Educação e Saúde.
Esperamos ampliar mais ainda nossa participação nos eventos científicos e conquistar mais financiamento.
Segue uma lista com os projetos em andamento e a vinheta de um dos grupos de estudos da escola.
                             

ÁREAS E PROJETOS
ÁREAS
PROJETO


CIÊNCIAS AMBIENTAIS
01. Compostar lixo orgânico objetivando a diminuir os gases do efeito estufa.
02. A utilização de carvão vegetal em estabelecimentos comerciais de um bairro do município de Fortaleza-Ceará e o impacto sobre o meio-ambiente.


CIÊNCIAS HUMANAS
03. Paisagens e visões: a relação das pessoas com seus lugares.
04. Papel de expediente: coleta e o seu uso racional na Escola de Ensino Médio Gov. Adauto Bezerra como subsídio para a promoção de Educação Ambiental – Projeto Acerte o Cesto.

EDUCAÇÃO E SAÚDE
05. Educação nutricional: a promoção e formação de hábitos saudáveis em alunos do ensino médio.
06. O consumo sustentável de carne bovina de fast-food como ferramenta de responsabilidade ambiental e de proteção à saúde do adolescente.

TECNOLOGIA
07. Sucata Útil: O reaproveitamento do lixo tecnológico

08. Caixinha que refresca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste Blog