segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

VII FEIRA DA LÍNGUA FRANCESA - UMA AULA MAGNA DE ARTE, CULTURA E SENSIBILIDADE

Ocorreu no último dia 27 de Janeiro de 2012 nos turnos da manhã e da tarde a VII Feira da Língua Francesa na Escoa Adauto Bezerra. Este evento sumariza as experiencias, vivencias e aprendizado dos estudantes que cursam a língua durante o ensino médio. Pensada e organizada pelo prof° Franzé, a atividade contou com o apoio da gestão da escola e com a participação dos demais professores e alunos, sem os quais este trabalho não seria possível. Agora, nada mais indicado para compreender a grandiosidade deste projeto escolar que as palavras do professor Franzé, que gentilmente fez um relato cheio de emoção e disponibilizou a este canal. Vamos lê-lo, por gentileza.

Meu povo, pena que já passou...! Mas, lembro de cada detalhe... cada lágrima e sorriso dos meus alunos...cada abraço de felicidade visto em seus olhos... em uma admiração sensível por mim...revelada em um abraço dado na Naína e na Dida de fazer chorar... Tiramos fotos e mais fotos registrando o instante feito pelo o coração...havia uma poesia sentida em ambiente aquecido de LIBERDADE,IGUALDADE E FRATERNIDADE! Um dia marcante para mim, professor de língua francesa da única escola pública com o ensino de francês no meu querido CEARÁ.   
-DIA 27 DE JANEIRO, A 7ª FEIRA DA LÍNGUA FRANCESA NA ESCOLA PÚBLICA ADAUTO BEZERRA!
Com direito a presença da mídia: Tv Jangadeiro.
Com direito a presença da "cúpula da língua francesa", e as presenças mais importantes para mim: A NAÍNA, minha madrinha, e A DIDA, minha irmã. Um momento que às lágrimas caíram com lembranças tão importantes (D.Ernestina-minha mãe e Seu sinhô-meu pai).
Tudo Lindo e maravilhoso tudo...uma poesia que traduzia a cada momento...a cada sentido...em cada coração...
Agradeço a DEUS por fazer sorrir meninos e meninas, meus alunos tão necessitado de carinho, os quais sabemos que seu último sorriso pode ter sido um remoto pensamento que tentam lembrá-lo, e que por mero acaso do destino já foi esquecido...
Merci à DIEU! Pela profissão magnífica de ser PROFESSOR!
Obrigado a todos meus amados alunos, sem vocês não consegueria viver um só instante da minha vida:Amo vocês de VERDADE!
Meu querido diretor Humberto, minha sintonia rege tua orquestra EDUCAÇÃO!
Meus coordenadores de ensino, gestão e financeiro: Profs.Paulo, César e o Weyne, um trio compartilhado de ternura e sensatez!

(Professores em desfile - Elegância e simpatia)
Um ser de um carinho peculiar, prof. Henrique Gomes...UM SER DAS ÁRVORES TAMBÉM!
Professora Ana Maria com seu charme À FRANCESA!
Meus avaliadores dos ATELIERS: Profs Henrique,vicente,Aline,Zélia,Régis,Ana Maria,Liana,Aírles,Patrícia,Aírton,Ray,Bruno,Paulo Roberto, todo o meu afeto pelo compromisso!
Profs. que fizeram do Hino Nacional Brasileiro um momento jamais revelado:Profs.Tárcio, Vicente, Paulo Roberto (paulinho), Airton e outra vez o meu querido Henrique, Vozes do Coração!
A emoção ao ouvir LA MARSELLAISE-Chorei lembrando da D.Ernestina que cantarolava para mim na época da Piedade(Salesiano).
Aos pais e mães dos meus alunos que deliciaram e abrilhantaram o momento de ternura e aconchego vivido em uma família ritmada de EMOÇÃO!
A minha querida presidenta da Associação de professores de Francês, profª Liana, e o diretor da Aliança Francesa, prof.Jean Cristophe, que tanto souberam usar a sensibilidade em suas palavras, assim como a profªTiciana da U.F.C e a profª Conceição  da Aliança Francesa e alunos do curso de LETRAS-Francês, MERCI!
"O BRUIT D'ÂME"-grupo de dança, teatro e música (violino,Arthur e a cantora Lídia em "Je pense à toi")
A minha ex.aluna e hoje funcionária da escola, minha querida Susana, meu afeto de sempre pela sua ajuda presente pertinho de mim...!
Ao meu aluno Anderson, meu carinho de irmão que somos!
Aos meus alunos: Chantal, Marília, Bruna, Evandro, Raíry e outros, pelo o desfile das quatro estações da França sem deixar a desejar nenhum estilista com nome renomado!
A todos vocês: Irmãos, amigos, admiradores do meu trabalho, um muitíssimo obrigado!
Que essa mesma emoção possa ser retratada em um outro momento vivido pela a escola, pois tenho como tese que uma escola necessita quebrar suas paredes para torna-se viável a uma: "LIBERDADE PARA PENSAR, IGUALDADE PARA APRENDER E FRATERNIDADE PARA SER!-Sendo essa minha dissertação de mestrado em ciências da educação. Continuarei acreditando que só uma educação voltada para o pensamento liberto, fraterno e igual fará de nós seres melhores!
Fica muito difícil dizer até breve quando sentimos o clamor da emoção e a saudade dos instantes vividos com poesia e lágrimas...!
Ofereço tudo ao meu Bom DEUS por acreditar em mim e ter feito o maior milagre da minha vida: SER PROFESSOR!
Merci à tous!
Professor Franzé de Carvalho.
Professor de Língua Francesa da Escola Pública Adauto Bezerra-Fortaleza-Ceará.

4 comentários:

  1. São momentos como esse que nos dão motivo para nos entregarmos com todo empenho e compromisso a cada dia mais em nosso trabalho em sala de aula...e fora também. rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Eitaaaaa professor Franzé!!!!!
    saudades muitas de vc cara....
    professor muito show.....
    Estou fazendo faculdade de administração...
    Você continua brilhando, espero que a sua estrela não se apague nunca, abração professor.....
    FANAVIO DE CASTRO... LEMBRA? RSRS

    ResponderExcluir
  3. Estudei no Adauto e fico feliz em ver o Franzé e outros professores. Na minha época não tinha essa estrutura toda, esse amor pela educação. Bom ver tudo isso, sinto até uma inveja. Minha sugestão é que tenha um dia de encontro com os ex alunos do Adauto!

    ResponderExcluir
  4. Estudei com o Franzé faz alguns anos, pessoa de perfil unico, sensivel, atencioso, sempre esteve presente na minha vida não somente em sala de aula, as também no dia a dia com seus conselhos que uso ate hoje. Graças a Deus que me colocou na vida alguém tão especial e pelo qual morro de saudade rsrsr...Professor sempre lembro de quando me chamava de Lucélia rsrsrs...Amo o Sr..com todo o respeito do mundo e alegria digo que adoraria encontra-lo de novo e se pudesse voltaria a estudar só para assistir mais uma vez suas aulas de literatura, lembra? Bjossss...Liana Benevides

    ResponderExcluir

Pesquisar neste Blog