segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Sistema de Cotas para alunos da rede pública em universidades públicas

Movimento protesta por agilidade na votação das cotas para estudantes da rede pública

Jornal de Brasília

Um grupo de integrantes do Movimento dos Sem Universidade (MSU) protestou hoje (26) no Senado a favor da aprovação do projeto que estabelece cotas para ingresso nas universidades públicas. Eles simularam uma batida policial.

“A batida policial não deixa dúvida. É o momento em que a sociedade brasileira sabe de cor e salteado quem é negro, quem é indio, quem é pobre. Se os senadores têm alguma dúvida, se não sabem que tem negros, índios e pobres nesse país, a batida policial, que simbolicamente mostramos hoje, é reveladora do drama que muitos passam ainda no país”, disse o coordenador nacional do MSU, Sérgio Custódio.

O projeto já foi aprovado na Câmara, depois de uma década tramitado na Casa, e agora aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. “O projeto veio para o Senado e aí começou um jogo de esconde-esconde. Queremos saber o que está por trás da enrolação dos senadores que não votam o projeto”, explicou Custódio.

O Projeto de Lei 180/08 prevê a reserva de 50% das vagas nas universidades federais e nos cursos tecnológicos públicos para estudantes da rede pública, respeitando a proporção de negros e indígenas de cada estado. A relatora da matéria é a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT). Ainda não há data para que a proposta seja votada na CCJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste Blog