segunda-feira, 28 de setembro de 2009

PROJETO DE PORTUGUÊS E INFORMÁTICA

PROJETO: Blog Literário – Das Origens ao Arcadismo

PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Professores da 1ª série do Ensino Médio de Literatura e o regente do Laboratório de informática

Duração do projeto: 03 meses

Público Alvo: Alunos dos primeiros anos do ensino médio

Síntese da Proposta e Objetivos:

A utilização dos novos meios de comunicação requer um novo perfil tanto por parte do aluno como por parte do docente, este contexto exige múltiplos saberes, pois novas possibilidades sugiram e surgirão com os ambientes virtuais de aprendizagem. Pensar em novas competências que dizem respeito a novas formas de aprender, de ler, de pesquisar, de interagir e de se comunicar, é pensar em um novo perfil para o aluno. Em nossa sociedade cada vez mais envolvida em sua “cibercultura”, devemos refletir sobre a multiplicidade de idiomas que nos cerca e que exige também competências tecnológicas.

Somar essas novas tecnologias com os conteúdos do currículo de nossas escolas parece um desafio a ser vencido. Como exemplo, temos o estudo literário de escolas “arcaicas”. Tantas vezes vistos como uma literatura distanciada da realidade de nossos jovens, períodos literários como o Trovadorismo, como o Humanismo, ou ainda o Classicismo, podem ser mais atraentes de serem estudados em confluência com as novas tecnologias.

A partir da leitura e da seleção de textos das escolas literárias estudadas pelos alunos dos primeiros anos do ensino médio será construído um “blog” literário com resenhas dos próprios alunos sobre os textos selecionados. Permitindo assim, além do estudo crítico de autores e obras e da produção de textos, esse projeto possibilitara ao educando familiarizar-se com as novas tecnologias.

Primeira Parte

1ª Etapa – A turma deverá ser dividida em grupos e com tarefas rateadas entre os membros de cada grupo, sendo responsáveis pela:

- pesquisa de textos;

- levantamento biográfico de autores;

- leitura e seleção de textos;

- análise literária dos textos escolhidos;

- produção de resenhas sobre os textos selecionados por parte do grupo.

Obs: todos os membros de cada grupo devem fazer a pesquisa e a seleção do material, a estruturação e a redação dos itens.

2ª Etapa – após a seleção será realizada a escolha dos melhores textos e resenhas para postagem e construção do “blog”.

3ª Etapa – todos devem fazer a revisão final desta parte do “blog”.

Recursos e espaços utilizados:

Laboratório de Informática

Biblioteca da escola.

Livro didático

Revistas literárias

Coordenação de Linguagens e Códigos

Professores de Língua Portuguesa

Informações: professor Jefrei Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste Blog